Instituto Pensar - DataFolha: Lula tem 54% dos votos válidos e pode vencer no 1° turno

DataFolha: Lula tem 54% dos votos válidos e pode vencer no 1° turno


Ex-governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Lula. Foto: Lula / Twitter / Reprodução

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha na noite desta quinta-feira (26) mostrou que o ex-presidente Lula (PT) atingiu 54% dos votos válidos entre os eleitores ouvidos pelo instituto, o que lhe garantiria a vitória na corrida presidencial já no primeiro turno. Nos votos totais, o petista obteve 48% das intenções de voto, contra 27% de Jair Bolsonaro, o que mostra uma ampla vantagem de 21% do antigo mandatário.

Leia também: Modalmais: Lula tem 41% das intenções de voto, Bolsonaro 36% e Ciro 5,6%

Ciro Gomes (PDT) aparece em 3° lugar, com 7% dos votos, à frente de um pelotão de dez candidatos que não atingem mais do que 2% da preferência do eleitorado. A pesquisa é a primeira que mostra uma vitória de Lula no primeiro turno fora da margem de erro, o que representa um sinal claro de ascensão do líder de esquerda no cenário que definirá o próximo presidente do país. O levantamento é o primeiro também sem o nome de João Doria (PSDB), que desistiu da candidatura na última semana.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre quarta (25) e quinta-feira (26), ouvindo 2.556 eleitores acima de 16 anos em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Chapa Lula-Alckmin

Durante o lançamento da chapa para concorrer à presidência da República, no último dia 07, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), esteva com covid ? e por isso afastado das festividades; mas não deixou de marcar sua presença no evento.

Em discurso, feito por vídeo-transmissão, Alckmin reafirmou a união entre o socialista com o ex-presidente Lula (PT). "Até o final dessa missão, nós, presidente Lula, nós vamos estar juntos, apoiando e defendendo o seu governo, até que o seu trabalho tenha sido completamente realizado. Porque é disso que o Brasil precisa. E é essa a missão que determina a nossa aliança?, proclamou.

Leia também: "Nós faremos a maior revolução pacífica da história?, proclama Lula

Alckmin fez um discurso de pouco mais de 15 minutos, à distância, de casa e saiu maior do que entrou da festa da qual nem estava presente. Em suas falas, Alckmin quebra desconfiança da esquerda, ganha protagonismo na campanha e solução para adesão de outras forças políticas.

O ex-governador e agora pré-candidato a vice-presidente foi enfático ao defender a aproximação dos dois: "Obrigado, presidente Lula, por me dar o privilégio da sua confiança?. E garantiu: "Serei um parceiro leal?.

Alckmin defendeu a unidade ao redor da chapa. "Faço um chamado às demais forças políticas brasileiras: venham se juntar a nós. Ninguém duvide que sem Lula não haverá alternância de poder no país?.

Conselho Político

Nesta semana foi realizado um encontro entre Lula, Alckmin e lideranças dos partidos de apoio à chapa. Após as intervenções, os participantes do chamado Conselho Político participaram de um debate para análise da conjuntura política e propor ideias para a campanha.

"A síntese desse encontro deverá ser incorporada na primeira reunião que cada área da campanha realizar, já com a participação dos representantes dos partidos. Para fechar o ciclo desse processo, o responsável de cada fará uma devolutiva à coordenação da coligação para que os presidentes dos partidos possam acompanhar o andamento do trabalho e ter domínio das informações. Essa dinâmica não impede que algum assunto ou alguma área da campanha possa ser objeto de debate específico no âmbito da coordenação da coligação?, diz o texto distribuído aos partidos.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: